Uma comunidade viva

Uma Paróquia constituída por 6 Comunidades ativas, e todas com projetos em andamentos, sendo: a Comunidade central Nossa Senhora da Saúde no centro da cidade, a Comunidade Senhor Bom Jesus na zona rual no distrito da Fortaleza, a Comunidade Santa Luzia anexo ao Salão Paroquial, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Bairro Chico Mendes, a Comunidade São José no bairro Costa do Sol e a Comunidade São Francisco de Assis.

História da santa Padroeira.

A historia da cidade se confunde com a historia da padroeira, recomendado pelos médicos para se banharem nas águas  em Cidreira, muitos pessoas foram curados pela água do Mar, em sua maioria católicos, acreditavam que a cura ou o milagre seria atribuído a “Santa da Saúde”. Buscando saúde pessoas vinham para o litoral á procura de clima, tranqüilidade, água, ar puro ou ação, por isso nome dado a capela foi Nossa senhora da Saúde, com o passar dos anos a Santa virou a Padroeira do município de Cidreira sendo feriado municipal no dia dela 21 de Novembro.

Os que precisam de saúde , encontram na “Mãe da saúde” lugar de repouso debaixo de seu manto, invocando cura, proteção, auxilio e intenção junto ao seu filho Jesus. Mediados do encontro com o Pai, confio que a devoção é um desejo de encontrar com o amado Jesus, como muitos doentes, esteve com os necessitados, atraiu multidões, multiplicou pães. Ao nos dirigir a sua Mãe, lembramos de nossas Mães, e dizemos “falar com a Mãe”. Falar com a mãe antes do Pai, é um costume que se enraíza  em nossa cultura religiosa e que encontra em nossos corações um gesto de piedade devocional. Pedimos a interseção da “Maria da saúde”, assim nasce em Cidreira a devoção a Nossa Senhora da Saúde.

Devido aos fatos foi construído a 1ª  capela em Madeira na Avenida Mostardeiro no ano de 1920 ( registro em foto de uma festa em 1924) no local onde hoje fica bem em frente a Pausada São Judas Tadeu no sentido sul/norte.

Em 1º de Janeiro de 1984, o padre Eugênio Mees veio morar em Cidreira e dá início a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, processo de capela para paróquia,  que teve início em 1978 com a então Irmã Hildegard Mees.

Fonte:  Apolo Juca Berger e Hildegard Mees