Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Paróquia Nossa Senhora da Saúde

R. Osvaldo Aranha nº 3553, CEP 95595-000 - Cidreira-RS

Uma comunidade viva

Uma Paróquia constituída por 5 Comunidades ativas, e todas com projetos em andamentos, sendo: a Comunidade central Nossa Senhora da Saúde no centro da cidade, a Comunidade Senhor Bom Jesus na zona rual no distrito da Fortaleza, a Comunidade Santa Luzia no Bairro do Pinus anexo ao Salão Paroquial, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Bairro Chico mendes e a Comunidade São José no bairro costa do Sol.

História da santa Padroeira.

A historia da cidade se confunde com a historia da padroeira, recomendado pelos médicos para se banharem nas águas  em Cidreira, muitos pessoas foram curados pela água do Mar, em sua maioria católicos, acreditavam que a cura ou o milagre seria atribuído a “Santa da Saúde”. Buscando saúde pessoas vinham para o litoral á procura de clima, tranqüilidade, água, ar puro ou ação, por isso nome dado a santa foi Nossa senhora da Saúde, com o passar dos anos virou Padroeira do município de Cidreira sendo feriado municipal no dia dela 21 de Novembro. Os que precisam de saúde , encontram na “Mãe da saúde” lugar de repouso debaixo de seu manto, invocando cura, proteção, auxilio e intenção junto ao seu filho Jesus. Mediados do encontro com o Pai, confio que a devoção é um desejo de encontrar com o amado Jesus, como muitos doentes, esteve com os necessitados, atraiu multidões, multiplicou pães. Ao nos dirigir a sua Mãe, lembramos de nossas Mães, e dizemos “falar com a Mãe”. Falar com a mãe antes do Pai, é um costume que se enraíza  em nossa cultura religiosa e que encontra em nossos corações um gesto de piedade devocional. Pedimos a interseção da “Maria da saúde”, assim nasce em Cidreira a devoção a Nossa Senhora da Saúde. Devido aos fatos foi construído a 1ª  capela em Madeira na Avenida Mostardeiro no ano de 1920 ( registro em foto de uma festa em 1924) no local onde hoje fica bem em frente a Pausada São Judas Tadeu no sentido sul/norte.

Fonte; Apolo Juca Berger

Funcionamento da secretaria paroquial e lojinha, em horário comercial

*Reuniões do CPP

Reunião dos Ministros

Catequese de Comunhão 1ª e 2ª etapa.

Quarta feira das 17 as 18:00h, terminando com a participação da missa na sequencia. Catequista: Catarina Moni

Sexta feira das 9as 10:00h 1ª etapa, e das 10as 11:00h 2ª etapa. Catequista : Inez Pedroso.

Crisma.

Quarta feira das 17 as 18:00h terminando com a participação da missa na sequencia. Catequista : Ana Maria.

Sexta feira das 9 as 10:00h 1ª Etapa, e das 10 as 11:00 h 2ª Etapa. Catequista: Inez Pedroso.

Todos os grupos de encontros catequéticos são baseados na leitura orante da bíblia,músicas adequadas ao tema. Promovemos encontros com todos grupos promovendo espiritualidade e brincadeiras coordenadas relacionadas com o tema escolhido para cada encontro. Acontecem momentos de retiro antes de receberem os sacramentos da comunhão e crisma.

Fonte; Ana Maria Braz Vargas

Nossas Comunidades