Comunidade Senhor Bom Jesus

Estrada Antonio Pacheco do Nascimento nº3205, Distrito da Fortaleza zona rural de Cidreira.

Telefone: (51)3681-11.18

pnssaude@diocesedeosorio.org https://paroquianossasenhoradasaude.diocesedeosorio.org

Comunidade da zona rural

Comunidade Senhor Bom Jesus, História

Em meados do século xx, segundo relato das pessoas da comunidade da Fortaleza, como Beatriz Gomes Pacheco (tia Beata) Marina Luz Gomes e Zizella Gomes, iniciou-se a devoção ao Senhor Bom Jesus com as novenas rezadas nas casas das famílias. Eram nove dias de novena, todos se reuniam em busca de bênçãos  e orações. Naquele tempo ainda não havia a capela e os devotos cediam suas casas para rezar. Os cristãos se valiam de sua fé ao Senhor Bom Jesus a quem recorriam pedindo a cura de pessoas e/ou animais. Como retribuição aos pedidos atendidos, eram oferecidas massas de pão assado em formato de Pé, Braço, Perna, Cabeça, Mão, da parte que foi curada. Os anos passaram e ouve a necessidade  de aumenta a casa de orações, pois as famílias , na grande maioria , eram numerosas e também vinham famílias de comunidades vizinhas para acompanhar a celebração.  Após a novena, realizavam baile para divertimento do pessoal participante. Nos anos 30 chegou ao vilarejo da fortaleza o Sr. Juvêncio Souza de Oliveira com um grau de estudo mais elevado, o qual se tornou professor da comunidade, ensinando as crianças, adolescentes e adultos. As aulas começaram a ser ministradas na propriedade do Sr. Manoel Domingos de Oliveira (seu Brandino), este local serviu também para realizar as missas que eram celebradas por um padre que vinha de Palmares do Sul ou de Osório. O grande mestre Juvêncio apaixonou-se por uma linda senhorita, construíram moradia e uma família. A partir de então, as aulas e as missas passaram a ser sempre na sua residência.  A comunidade com sua imensa devoção juntaram-se para a construção de uma Capela, erguida de Madeira retirada do mato. O Sr. Osvaldo Alves do Amaral foi quem ergueu o primeiro esteio com a contribuição de todos os devotos. Durante a construção foi feito uma pesquisa  para saber qual seria  o padroeiro da comunidade. Foram sugeridos três opções; São bom Jesus, São Jorge e Nossa Senhora da Piedade. Como já havia devoção ao são Bom Jesus, este foi aclamado pelos fiéis como padroeiro. Nesta época realizava-se uma festa anual em louvor ao Santo, onde o ponto alto eram os “Leilões” de doações feitas pela comunidade, os quais, rendiam alguns bons “Réis”. O dinheiro era aplicado a juro para um maior rendimento. Com a verba em caixa, começaram a surgir idéias para construir uma nova capela. O Sr. Aparício Brandino  doou os terrenos, e parte do material foi doado pela comunidade,  a qual também colaborou com a mão de obra. Assim, surgiu a atual capela, feito de alvenaria que foi inaugurada em 1962, com uma grande festa.  Na década de 70, a Sra. Piedade Gil (dona Santinha) adoeceu, visando a cura, sua filha Saliba prometeu agraciar a capela com uma Imagem de Nossa Senhora da Piedade.  A imagem foi transportada em uma carroça, acompanhada por uma procissão de cavaleiros e recepcionada pelos fiéis com pétalas de flores. A partir de então, iniciou-se também, a realização de uma festa em louvor a Nossa Senhora da Piedade. Por isso hoje acontece duas festas por anos na Comunidade Senhor bom Jesus.

Fonte; Equipe os campeiros, da gincana rural.

Todo 3º Domingo do mês as 16;00h

Confissões sempre meia hora antes ou depois da missa, também pode agendar na secretaria paroquial através do telefone, 3681-1118

Festa em louvor ao Senhor Bom Jesus, aconteceu no ultimo dia 5 e 6/08/2018, casal de festeiros, Adriano e Daiane Pacheco